fbpx

Conheça o 1º tratamento preventivo para diabetes aprovado nos EUA

Um novo medicamento aprovado nos Estados Unidos é apontado como uma aposta para a prevenção do diabetes tipo 1 em pessoas propensas a desenvolver o último estágio da doença. O teplizumab, um anticorpo monoclonal desenvolvido pela biofarmacêutica Provention Bio em parceria com a Sanofi, é o primeiro tratamento destinado a retardar o início da dependência de insulina.

A Food and Drug Administration – órgão americano equivalente à Anvisa – aprovou, na última quinta-feira (17/11), o uso do medicamento para crianças com 8 anos ou mais, em estágio dois da diabetes tipo 1, ou para adultos em estágio três.

O teplizumab será comercializado com o nome de Tzield. Ele é um anticorpo monoclonal direcionado ao anticorpo CD3, administrado por infusão intravenosa uma vez ao dia durante 14 dias. Ele suprime a resposta imune do corpo e permite a produção de insulina por mais tempo, retardando a dependência clássica do hormônio no diabetes tipo 1, também conhecido como diabetes mellitus.

O medicamento se destina a pessoas que apresentam dois ou mais autoanticorpos que estão relacionados à progressão da doença e problemas na estabilidade do açúcar no sangue, ou seja, já foram diagnosticadas com o diabetes tipo 1, mas ainda não são dependentes de insulina. O tratamento representa um avanço para pacientes, que ganham tempo e qualidade de vida antes do aparecimento dos primeiros sintomas.

O estudo clínico mostrou que, entre os pacientes em estágio dois, o teplizumab atrasou a progressão para o estágio três em aproximadamente dois anos, em média, em comparação com o placebo.

“Esta é uma ocasião histórica para a comunidade de diabetes tipo 1 e uma mudança de paradigma para indivíduos que convivem há oito anos ou mais com a doença em estágio dois, que agora têm uma terapia aprovada pelo FDA para retardar o início da doença em estágio três”, explica a cofundadora e CEO da Provention Bio, Ashleigh Palmer, em comunicado.

As empresas parceiras esperam iniciar a comercialização do medicamento até o fim deste ano nos Estados Unidos, e realizar o lançamento completo em janeiro de 2023.

Com o site Metrópoles