fbpx

Diabéticos pode consumir suco de frutas naturais?

Os sucos de frutas naturais são uma opção popular de bebida para muitas pessoas, mas para os diabéticos, o consumo desses sucos pode ser uma preocupação. As frutas contêm açúcares naturais, que podem elevar os níveis de açúcar no sangue, por isso, é importante avaliar se os sucos de frutas naturais são seguros para os diabéticos.

Uma das principais preocupações é que os sucos de frutas naturais podem ter um alto teor de açúcar, especialmente se for adicionado açúcar refinado ou outros adoçantes. Mesmo sem adição de açúcar, os sucos de frutas naturais podem ter quantidades significativas de açúcares naturais, como frutose, que podem elevar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, os sucos de frutas naturais podem não fornecer a mesma quantidade de fibras encontradas nas frutas inteiras, o que pode afetar a digestão e a regulação do açúcar no sangue.

Benefícios do suco natural

No entanto, os sucos de frutas naturais também podem oferecer alguns benefícios para os diabéticos, especialmente se forem consumidos com moderação. Os sucos de frutas naturais contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ajudar a melhorar a saúde geral.

De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, os sucos industrializados devem ser evitados. Isso porque eles não passam de “calorias vazias” e contam com açúcares adicionados. E mesmo os naturais precisam ser consumidos com moderação e apenas com o aval do médico e/ou nutricionista que acompanha o paciente.

“Comer a fruta crua em vez de consumi-la na forma de suco, de caldas ou em recheios de biscoitos, bolos e tortas, por exemplo, pode ser mais interessante. Dê preferência às com menos açúcar (frutose), como morango, framboesa, melancia, ameixa e abacate”, recomenda a profissional.

Ainda segundo ela, estudos importantes mostraram que mesmo os alimentos mais adocicados (banana e mamão, por exemplo), desde que ingeridos em suas formas naturais, têm um impacto menor na glicemia do que seus sucos e vitaminas.

Desse modo, a resposta é individual. Portanto, não deixe de conversar com o seu médico sobre a possibilidade de beber sucos e não abra mão de um cardápio equilibrado, rico em ingredientes nutritivos.