fbpx

Saiba como é importante incluir proteína no café da manhã

Se você é daqueles que preferem ficar mais 5 minutinhos na cama a sentar para comer o café da manhã, saiba que você pode estar ingerindo menos nutrientes do que o necessário para o funcionamento do organismo. Quem explica é a nutricionista Mariana Ferri em participação no É de Casa.

“Depois da água, a proteína é a maior constituinte do nosso corpo. 20% do nosso corpo é formado por proteína. Ela é muito importante. Os hormônios, por exemplo, são proteínas. Enzimas, que vão fazer a digestão, são proteínas. Nossas células de defesa, aquelas que carregam os oxigênio, são proteínas”, conta.

Segundo a profissional, um adulto saudável, com peso médio de 70 kg, precisa de 80 gramas de proteínas por dia para o funcionamento correto do organismo.

“Existem proteínas animais e proteínas vegetais. Ambas devem estar todo dia no nosso cardápio. A de origem animal, o nosso corpo aproveita muito. A vegetal, o corpo aproveita um pouco menos. Então tem que combinar para ter uma boa absorção”, recomenda.

Como saber se está consumindo pouca proteína?

Se você não sabe se está ingerindo pouca proteína, pode ficar atento a alguns detalhes, como queda de cabelo. “Se o cabelo está caindo muito ou enfraquecido, a unha começa a escamar, flacidez na pele… Se você percebeu que está com flacidez, diferente do que estava antes, pode ser baixa ingestão de proteínas”, explica a nutricionista.

Quais proteínas podem ser consumidas no café da manhã?

A nutricionista explica que as proteínas não estão apenas na carne. Elas também estão presentes no ovo, leite, quinoa e outros alimentos. “Existe uma planta chamada ora-pró-nobis que tem muita proteína. Se você come quatro folhinhas batida no suco, ou refogada, é riquíssimo em proteína”.

Para quem fica satisfeito com cafezinho e pão na chapa, a profissional recomenda consumir mais proteínas. “É prático, rápido, mas falta proteína. Vários estudos mostram que se a gente consumir proteína no café da manhã, diminui mais da metade do que comeria ao longo do dia, porque gera muita saciedade”, explica. Queijo, vitamina de abacate, ovo mexido e panqueca de aveia são algumas das sugestões da nutricionista para o café da manhã.